O Grupo de Pesquisa em Direito Internacional Contemporâneo (GPDIC) iniciou suas atividades em 2012, vinculado ao curso de Direito do Centro Universitário Toledo de Araçatuba, Estado de São Paulo. Desde então tem seguido com suas atividades ininterruptamente por todos esses anos.

O GPDIC está voltado ao estudo do Direito Internacional por meio da abordagem de seus institutos e sub-ramos sob uma perspectiva contemporânea e sistêmica. Nessa linha, tem atuado no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, em colaboração e integração com outros ramos do Direito e com outras áreas do conhecimento, como a história, a filosofia, a sociologia, a teologia e a educação. 

Fomentando a pesquisa e a produção científica de maneira crítica, reflexiva, interdisciplinar e inovadora, o grupo tem abordado diversos aspectos contemporâneos do Direito Internacional, especialmente no tocante à proteção internacional e nacional dos direitos humanos. Isso inclui pesquisas nos campos do Direito Internacional dos Refugiados, do Direito Internacional Humanitário, Direito Internacional dos Direitos Humanos e do Direito Internacional dos Conflitos Armados. Eventos realizados pelo GPDIC congregaram a comunidade científica e sociedade, reunindo pesquisadores, professores, acadêmicos, advogados, juízes, promotores, defensores públicos, através de palestras, mostras de direitos humanos, rodas de conversa, círculos de debates, dentro outros eventos jurídicos e culturais sobre questões, assuntos e desafios contemporâneos para o Direito Internacional. 

Os trabalhos desenvolvidos no âmbito do GPDIC e das linhas de pesquisa têm sido apresentados em eventos nacionais e internacionais e os resultados têm sido publicados em revistas científicas qualificadas e também em  obras coletivas com repercussão nacional e internacional. Os pesquisadores do GPDIC já participaram de eventos científicos no Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Portugal e Estados Unidos.

O GPDIC também tem contribuído para que pesquisadores e egressos fossem admitidos em programas de pós-graduação de renomadas universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade de Coimbra em Portugal.